Cuidamos dos nossos idosos

No nosso serviço de restauração para residências e centros de dia seguimos as bases da dieta mediterrânica através de uma gastronomia local, com as técnicas de cozinha habituais, adaptadas às necessidades e preservando os valores nutricionais máximos dos alimentos. Ajustamos os nossos menus e dietas às necessidades de cada utilizador, para que possa desfrutar da refeição e sentir-se integrado no grupo.

Contamos com o nosso departamento de Nutrição e Dietética, e com equipas altamente especializadas, com formação contínua e que também possuem um profundo conhecimento do sector. Estamos todos envolvidos e focados em tornar o dia a dia dos residentes o mais agradável possível e que desfrutem do que fazem.

Cuidado Centrado na Pessoa (CCP)


Focamos toda a nossa atenção na saúde e no bem-estar dos idosos. Na Serunion Sénior cuidamos da sua alimentação e também de enriquecer a sua estadia nos centros. O cuidado centrado na pessoa é um modelo que procura cuidar das pessoas, garantindo que possam continuar a ter controlo sobre o seu ambiente e a sua vida diária, desenvolvendo as suas capacidades e sentindo-se realizadas. Em suma, procura aumentar a qualidade da assistência no âmbito de dimensões relacionadas com a qualidade de vida. E este é o modelo que seguimos na Serunion.

O carinho dos nossos profissionais e a dedicação total das nossas equipas de cozinha são os aspetos que os residentes mais valorizam.

Oferta gastronómica adaptada: menus para idosos

A Serunion Sénior encoraja os idosos a continuar a desfrutar do prazer da boa comida, com pratos saborosos e leves. Iremos transformar a hora da refeição num momento de prazer e saúde. Criamos e adaptamos toda a nossa oferta gastronómica de acordo com as necessidades de cada utilizador. A nossa equipa de nutricionistas colabora e tem em consideração as recomendações do médico de cada centro.

Menu básico e dietas especiais

O nosso menu básico para idosos é composto por todos os grupos de alimentos e destina-se a utilizadores de residências de idosos sem restrições alimentares. Para o preparar, temos em consideração aspetos como os gostos e preferências dos moradores e os pratos tradicionais da região.

Também temos dietas especiais e adaptadas de acordo com as necessidades do utilizador ou de acordo com as suas restrições alimentares. São as dietas terapêuticas (hipocalórica, diabética, hipolipídica, hipoproteica, adstringente, hiposódica, hipercalórica/hiperproteica, com muita fibra ou de proteção gástrica) ou dietas para pessoas com doença celíaca, intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite, ou com outros tipos de alergias e intolerâncias. E todas as derivações que devem ser feitas por prescrição médica.

Dietas de textura modificada

Sabemos que a textura dos alimentos é de vital importância numa residência, especialmente quando as pessoas já não podem comer a dieta básica. Como tal, temos 3 texturas diferentes para nos adaptarmos às necessidades de mastigação e/ou deglutição do utilizador. Todas elas, derivadas do menu básico, para que o comensal não fique excluído dos restantes residentes.

  • Mastigação fácil.
    Dieta indicada para idosos com problemas ligeiros de mastigação. Facilita a mastigação substituindo alimentos de consistência dura por alimentos de consistência macia com elevado teor de água.
  • Facile à manger.
    É a nossa técnica patenteada para texturizar os alimentos, destinada aquelas pessoas que começam a apresentar dificuldades de mastigação e deglutição. São elaborações da culinária tradicional, com ingredientes naturais, que criam texturas agradáveis e fáceis de engolir sem perder nem o sabor nem o valor nutricional dos alimentos. O principal benefício desta textura é atrasar ao máximo a passagem ara alimentos triturados, podendo inclusive combinar diferentes texturas de antemão.
  • Triturados.
    Indicado para pessoas com dificuldades graves de mastigação e/ou deglutição. Esta é uma dieta à base de alimentos semilíquidos e/ou em forma de puré.